Vivo, Claro, TIM e Oi compraram licenças para operar nova tecnologia.


Internet 4G

A  Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) encerrou o leilão da faixa de frequência de 2,5 giga-hertz (GHz), que será usada pelas empresas vencedoras para a oferta de serviço da banda larga e telefonia móvel de quarta geração (4G). No total foram arrecadados R$ 2,930 bilhões com a venda de 54 lotes no leilão - ágio de 31,27% - por seis grupos de empresas. As operadoras que conquistaram os lotes nacionais - Claro, Oi, TIM e Vivo - devem iniciar a oferta da banda larga 4G no país a partir de abril de 2013 e ainda garantir a oferta de internet e telefonia em áreas rurais, na frequência de 450 mega-hertz (MHz).


Qual será a velocidade da internet 4G?

A velocidade real estimada para as redes 4G representa um acesso de 20 a 40 vezes mais rápido, em média, do que o alcançado com as atuais redes 3G – entre 256 kilobits por segundo (Kbps) e 1 Mbps.
No edital do leilão, a Anatel não definiu as velocidades de acesso que devem ser oferecidas pelos prestadores. Já nas áreas rurais, pela frequência de 450 MHz, as empresas serão obrigadas a oferecer acesso à internet com taxas de transmissão de 256 Kbps de download e 128 Kbps de upload, no mínimo.

Vou poder acessar as redes 3G e 2G nos dispositivos 4G?

Sim. A cobertura será "sobreposta", conforme explica João Moura, presidente da Telcomp, para garantir a cobertura de dados aos usuários. Hoje, em áreas que não são cobertas pelo acesso 3G, o aparelho acessa a internet pela rede de segunda geração. "É mais lento, mas ele garante o acesso", afirma Moura.

Se todas vão oferecer o serviço 4G, por que a diferença de preços?

Os lotes “W” e “X”, adquiridos por Claro e Vivo, eram os principais do leilão, pois possuem o maior “tamanho”, de 20 MHz. Esses dois lotes vão permitir às empresas oferecer o dobro da capacidade de transmissão de dados e, consequentemente, também possuem um potencial maior de abrigar clientes, em relação àqueles arrematados por TIM e Oi, que têm 10 MHz de “tamanho”.

Fontes das informações:
g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.